terça-feira, 8 de novembro de 2011

Lei do Talião nos dias atuais...

Pensando por outro lado sobre a lei do Talião,tentamos imaginar a lei nos dias de hoje e ficamos imaginando se a mesma lei se aplicaria tão bem na prática quanto na teoria,pois a Declaração dos direitos Humanos na teoria é muito boa também, mas não é colocada em prática.

Será que a lei do talião iria se aplicar a pessoas de forte poder econômico?

Claro que não,mesmo que nossas leis fossem na base do "olho por olho,dente por dente" a desiguldade iria continuar do mesmo jeito.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

"Olho por olho, dente por dente"

O artigo 196 do codigo de hamurabi estabelece a lei de talião como o princípio básico na aplicação das penas.

Como seria nosso país se a lei do talião fosse base do nosso código penal?
 Tenho certeza que não seríamos um país de extrema paz,mas com certeza seríamos um país mais justo,até porque muito crimes cometidos aqui no Brasil só acontecem porque as pessoas que cometem esses crimes,sabem da impunidade e das milhares de "brechas" que existem no nosso código penal.


Caminhoneiro que levou motociclista à morte é reincidente, diz delegado

 

Na primeira morte, ele foi preso em flagrante e indiciado, mas pagou fiança.
Na segunda, caminhoneiro matou um motociclista neste sábado (15).

 

O caminhoneiro, que atropelou e matou um motociclista, de 28 anos, na madrugada do último sábado (15), na Serra, já foi preso, em 2010, após atropelar e matar outro condutor, dessa vez, em Vila Velha. Segundo o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito Fabiano Contarato, na época, o motorista fez o teste de bafômetro e o resultado indicou percentual de 0,47 de nível de álcool.
Ele foi preso em flagrante e indiciado, mas pagou fiança e responde o processo em liberdade na 6ª Vara Criminal de Vitória. O delegado está comunicando à Justiça as duas mortes provocadas pelo motorista de caminhão.
Os pais da vítima do acidente de um ano atrás não se conformam com a impunidade do motorista. "Não tem como você aceitar que uma pessoa que cometeu um erro há um ano e meio, venha a cometer o mesmo erro, na mesma íntegra. Ele sofreu punição nenhum, nem teve a CNH apreendida", diz José Santos Stofel, pai do motociclista Eduardo Gonçalves.
"Ele pagou R$ 500 de fiança depois que atropelou meu filho e, cerca de cinco horas depois, ele já estava solto. Os policiais nem esperaram para ver se meu filho tinha falecido", conta Edilene Stofel, mãe do motociclista.
Embriagado
O acidente, do último sábado, aconteceu na Serra, região da Grande Vitória, por volta das 3 horas da madrugada. O caminhoneiro foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Viana. Para a polícia, não há dúvidas de que o homem estava embriagado. Ele não quis fazer o teste do bafômetro. Fabiano Contarato, disse que vai pedir a suspensão da habilitação do motorista.
"Quando nós chegamos no local ele estava dormindo, chamamos diversas vezes e ele não respondia. Depois de uma hora e meia que ele começou a ter reação, de tão embriagado não conseguia nem ficar de pé", informou o soldado Vasconcelos, da Polícia Militar.

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2011/10/caminhoneiro-que-matou-motociclista-e-reincidente-diz-delegado-do-es.html


Será que esse cidadão teria a oportunidade de cometer o 2° homicídio se a lei do talião existisse no Brasil?

Tenho certeza que ele não teria cometido nem o primeiro,pois saberia das consequências.

 





quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Comparação



Antes de fazermos uma comparação entre os dois códigos precisamos primeiramente entender um pouco da história de cada um deles, então resolvemos separar algumas informações que colhemos na internet e que explicam um pouco de cada um desses códigos,os mesmos estão separados por páginas.

Tentando descobrir o que há em comum entre os dois códigos descobri que ambos buscavam basicamente dar igualdade,justiça e direitos ao povo,foi aí que comecei a ler cada item dos códigos.

Exemplo:

Declaração dos direitos Humanos - VII Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Pelo que entendi lendo este item é que se uma pessoa pobre cometer um crime de roubo por exemplo e uma outra pessoa rica cometer o mesmo crime significa que as duas ficarão o mesmo tempo na prisão e nas mesmas condições.

Acho que temos muitos exemplos atuais de que isto na prática não funciona bem assim e por isso eu acho que se era igualdade que pretendiam com esta lei não conseguiram.